Talk Tira-Chapéu

Nova edição do evento vai reunir empresários, produtores culturais e gestores públicos para debater desafios e oportunidades econômicas e culturais da revitalização do Centro Histórico de Salvador. O evento vai acontecer no dia 26 de outubro, quarta-feira, às 16 horas, no Salão Chile do Palacete Tira-Chapéu. A entrada é franca e, para participar, basta se inscrever pelo site www.palacetetirachapeu.com.br/talk-tira-
chapeu-outubro-de-2022/

“Com o Talk Tira-Chapéu, pretendemos dialogar sobre o compromisso empresarial e governamental diante das oportunidades culturais, gastronômicas e arquitetônicas do Centro Histórico. Vamos falar, sobretudo, do protagonismo das pessoas, do profissionalismo das empresas e das políticas públicas de incentivo”, destaca o arquiteto Marcelo Safadi, um dos organizadores do encontro.
O evento começa às 16 horas com a palestra Revitalização do Centro
Histórico de Salvador: desafios e oportunidades, ministrada pelo arquiteto João Carlos de Oliveira, diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), e Wolney Unes, diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural e responsável pelo restauro do Palacete Tira-Chapéu.

Logo depois, às 16h30, o debate é sobre o Patrimônio Cultural do Centro Histórico de Salvador, entre o historiador e professor Rafael Dantas e a socióloga Glória Tellez.

Às 17h30, a conversa é sobre a Indústria Criativa e a Economia Sociocultural, com palestras dos produtores culturais Lícia Fábio e Paulo
Rogério.

SERVIÇO
Talk Tira-Chapéu: O Centro de Salvador e suas oportunidades
Data: 26/10, quarta-feira
Horário: 16 horas
Local: Palacete Tira-Chapéu, Esquina da Rua Chile com a Rua do Tira Chapéu, Centro Histórico de Salvador.

Palestrantes
Gloria Tellez é socióloga pela Universidad de la Habana e mestre em ciências sociais aplicadas, pelo programa de Cultura e Turismo da UFBA/UESC. Como empresária, tem trabalhado com as maiores empresas de informática e do setor elétrico do país, mas seu projeto do coração é ajudar a alavancar a cadeia do cacau e chocolate do sul da Bahia.

Paulo Rogério Nunes é empreendedor, cofundador da aceleradora de impacto social Vale do Dendê, e consultor em diversidade. É da rede Alumni do Berkman Klein Center da Universidade Harvard e cofundador da empresa AFAR Ventures, com sede nos Estados Unidos e foco em economias emergentes.

Rafael Dantas é professor, historiador e mestre pela Universidade Federal da Bahia. Foi Assessor Especial e Coordenador do Turismo Cultural, Histórico e Religioso no Governo do Estado da Bahia. Na Prefeitura de Salvador, liderou a Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude.

João Carlos de Oliveira é arquiteto e especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjuntos Históricos pela Ufba. É iretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) desde 2015 e foi consultor do Programa Monumenta/MinC em Ouro Preto (MG).

Lícia Fábio é empresária do setor de eventos, produtora cultural e uma das promoters mais conhecidas do país.

Wolney Unes é diretor técnico da Elysium Sociedade Cultural e responsável pelo restauro do Palacete Tira-Chapéu.

Renovação no Centro Histórico de Salvador
O processo de revitalização do Centro Histórico de Salvador começou em 2013, quando foram realizadas diversas obras e projetos culturais na região. A partir deste momento, o Centro começou a se reestruturar como um polo de turismo, cultura e entretenimento, com a inauguração de restaurantes, bares, lojas e hotéis na região.
Neste contexto, o Programa de Incentivo à Restauração e Recuperação de Imóveis do Centro Antigo de Salvador – Revitalizar estimula a requalificação dos imóveis, trazendo novos empreendimentos, oportunidades e a circulação de pessoas para a região.

Já o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação – PIDI fomenta o desenvolvimento urbano e econômico, estimulando a recuperação e o uso de locais subutilizados, abandonados ou degradados, gerando trabalho, renda e incremento de receitas tributárias.

Sobre a Elysium
A ELYSIUM Sociedade Cultural, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em Inicialmente, dedicou-se à cultura musical clássica, promovendo concertos, óperas, gravações e tournées de apresentações com músicos brasileiros e estrangeiros. Neste período, forneceu bolsas de estudos para aperfeiçoamento a diversos artistas brasileiros, além de cursos de história da arte. Atualmente, dedica-se ao patrimônio material, com restauração e dinamização de edifícios e parques, em várias regiões do País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *