Elysium e Palacete Tira Chapéu lançam Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial

Como parte do Programa, serão inaugurados cursos de capacitação profissional em restauro e gestão de edifícios históricos

No próximo dia 18 de março, terça-feira, às 9 horas, o Palacete Tira Chapéu e a Elysium Sociedade Cultural, entidade responsável pela coordenação do restauro do edifício, realizam entrevista coletiva para apresentar seu Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, viabilizado pela Lei Rouanet, com o apoio das empresas Elo, Coca-Cola, PicPay, Eletrobrás, BahiaGás, Paper Excellence, Vinícola Uvva e Sost Distribuidora.
O Programa integra ações de sustentabilidade, educação e restauração, com o objetivo de fortalecer a importância da preservação do patrimônio cultural, além de capacitar profissionais nas áreas de restauro e gestão de edifícios históricos.
A entrevista coletiva será realizada no Palacete Tira Chapéu, localizado no coração do Centro Histórico de Salvador, com a presença da equipe responsável pelo restauro do Palacete e de representantes de instituições culturais e educacionais.
Capacitação técnica para o futuro do patrimônio: cursos preparam profissionais para o restauro e a gestão de edifícios históricos
Durante o evento, serão lançados três cursos de capacitação profissional, voltados para arquitetos, engenheiros, gestores culturais e demais interessados em atuar nas áreas de restauro, gestão do patrimônio cultural e análise de riscos.
Todos os detalhes sobre os cursos, a exemplo do número de vagas, inscrições, cronogramas, corpo docente e sobre a realização das visitas técnicas e educativas, que são parte do Programa, serão divulgados durante a Entrevista Coletiva.
“Com o crescimento das ações de requalificação urbana e a valorização de centros históricos – em que muitas construções seculares estão em risco estrutural e, por vezes, oferecem situações de perigo aos seus visitantes –, torna-se essencial a formação de especialistas aptos a lidar com os desafios do restauro. O conhecimento
técnico evita intervenções inadequadas, que podem comprometer a autenticidade das construções, além de contribuir para a segurança e a sustentabilidade desses espaços”, destaca Wolney Unes, Diretor-Presidente da Elysium Sociedade Cultural.

Fórum de Sustentabilidade de Salvador
As ações do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial vão culminar, no próximo dia 27 de maio, no Fórum de Sustentabilidade de Salvador.
Durante o evento, serão apresentadas as ações e projetos desenvolvidos pela Elysium, pelo Palacete Tira Chapéu e pelos seus parceiros. No Fórum, também serão abordadas as iniciativas que podem ser realizadas em centros históricos, contribuindo para a melhoria do ecossistema socioambiental e cultural, além de colaborar com o processo de revitalização da região.
Palacete Tira Chapéu: da ruína iminente ao retorno como centro cultural e gastronômico O Palacete Tira Chapéu estava com parte de sua estrutura seriamente comprometida quando a Elysium Sociedade Cultural iniciou, há cerca de cinco anos, um processo de restauro minucioso do prédio. Neste trabalho, foram recuperados detalhes arquitetônicos emblemáticos, tanto na composição da fachada quanto no interior do edifício, a exemplo dos vitrais na escadaria central, da restauração da escada em caracol de madeira torneada e o forro em tela deployé do salão.
Outros destaques são a marchetaria do piso no salão de eventos, os azulejos decorados e os pisos em pastilhas – trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar e técnicas variadas.
Com o volume e a consistência de toda a estrutura restaurada, o Palacete Tira Chapéu voltou a fazer parte da vida da Rua Chile com a mesma relevância artística e estética das primeiras décadas do século XX. E agora, também será um valioso objeto de estudo na capacitação dos profissionais nos três novos cursos, que serão ministrados no prédio.
O Palacete, concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, é um dos poucos remanescentes do estilo eclético em Salvador, com adornos inspirados na arquitetura barroca ao estilo clássico. Inaugurado em 1917, o edifício foi sede da Associação dos Empregados no Comércio da Bahia, e teve uso exclusivamente comercial e administrativo.
Tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), os três pavimentos e as fachadas do prédio são compostos por elementos marcantes do ecletismo, características que incluem desde capitéis, frisos, cornijas, volutas e até elementos figurativos como os atlantes na porta principal.

SERVIÇO
Lançamento do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação
Patrimonial
Data: 18 de março de 2024, terça-feira
Horário: 9h
Local: Palacete Tira Chapéu, Rua do Tira Chapéu, Rua Chile, 1, Centro Histórico de Salvador
Entrada: Gratuita (com convite para imprensa e convidados)

Site: palacetetirachapeu.com.br
Instagram: @palacetetirachapeurestauro
Programação:
9:00 – 9:30 | Credenciamento e café de boas-vindas Recepção dos convidados e imprensa.
9:30 – 10:00 | Abertura
Boas-vindas e apresentação do evento com participação dos representantes da Elysium, do Palacete Tira Chapéu e parceiros
10:00 – 10:30 | Entrevista Coletiva Apresentação do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial
10:30 – 11:00 | Visita guiada ao Palacete Tira Chapéu
Os responsáveis pelo restauro conduzem os visitantes e explicam o trabalho de recuperação do prédio, os usos, as operações em curso e a importância histórica do Palacete
11:00 – 12:00 | Networking e Encerramento
Espaço para a interação entre convidados, imprensa e representantes das instituições

RUA CHILE, CENTRO HISTÓRICO, SALVADOR – BAHIA
@PALACETETIRACHAPEU | PALACETETIRACHAPEU.COM.BR

Sobre a Elysium Sociedade Cultural

Fundada em 1989, a Elysium Sociedade Cultural é uma organização dedicada à preservação do patrimônio artístico e cultural do Brasil. Com uma atuação marcada pelo compromisso com a memória coletiva e a valorização da cultura, a Elysium tem desempenhado um papel fundamental na recuperação de importantes patrimônios históricos, a exemplo do Jockey Club de São Paulo; do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro; e do Casario de Crixás, em Goiás.
Site: elysium.org.br
Instagram: @elysiumsociedadecultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *