Viagens românticas aquecem turismo na baixa estação

Casais escolhem Cumuruxatiba como destino para momentos especiais

Khaira e André Martins (foto: Gabi Marques)

O simbolismo do mês dos namorados, a chegada do Inverno, o clima gostoso das festas juninas. Não dá para negar que junho é bem sugestivo para quem busca viagens românticas, ainda mais quando o calendário aponta a possibilidade de um feriadão como Corpus Christi ou São João. Cumuruxatiba, no sul da Bahia, é um dos destinos que garante lugar de honra na lista de desejos e surpreende casais de todo o Brasil mesmo na baixa estação. E, quando o amor está no ar, não é difícil encontrar pretextos para passear e celebrar datas especiais nesse pedaço de paraíso.

A paisagem de cartão-postal é o grande trunfo do mais badalado distrito do município de Prado e pode surpreender quem pensa que os atrativos giram em torno de sol e calor. Mesmo quando o termômetro mostra temperaturas mais baixas, é possível desfrutar do conforto de pousadas de charme, experimentar uma gastronomia variada e curtir passeios que alcançam o ponto alto a partir desta época, como o avistamento de baleias jubarte. A receptividade a casais de todos os gêneros e gerações e a presença de ambientes pet friendly em toda a vila também contribuem para consolidar o nome de Cumuru, como é carinhosamente chamada, no mapa do amor.

A estudante de medicina Khaira Martins foi apresentada à vila pelo então namorado, o professor de geografia André Martins. A paixão pelo lugar foi tão arrebatadora que não houve dúvida na hora de escolher o endereço do casamento, realizado há dois anos. “Depois que comecei a ir a Cumuru com ele, não vou mais a outra praia. Quando chega um feriado, a família e os amigos já sabem para onde vou. E o grande dia não poderia ter sido em outro lugar”, revela Khaira, que destaca a beleza natural, a tranquilidade e a segurança como inspirações para o clima de romance. Atualmente, a agenda do casal, que vive na cidade mineira de Valadares, inclui viagens a Cumuruxatiba cerca de quatro vezes por ano, sempre com a companhia dos dois cachorros que completam a família.

O farmacêutico Mayerson Thompson e a biomédica Francielle Thompson, de Belo Horizonte, sabem bem como seus conterrâneos se sentem e agradecem ao destino por ter colocado o distrito em sua rota. Por conta de um imprevisto, foi para lá que acabaram indo na viagem de recém-casados. “Foi uma experiência incrível. Um destino que eu indico de olhos fechados para casais que desejam fazer a sua lua de mel, para comemorar alguma data especial ou mesmo se for só pra desfrutar e descansar um tempo a sós com o seu amor”, conta Francielle. Além de curtirem o aconchego, os pombinhos fizeram questão de percorrer quase todas as praias da região, com direito a mergulho para admirar os corais e peixes da costa. Uma bela casualidade, não?

Cumuruxatiba também é um marco importante na história de Nicolas e Malu de Sá, que moram em Vitória, capital do Espírito Santo. Este foi o destino da primeira viagem a dois e, um ano depois de se casarem, escolheram retornar para celebrar as bodas de papel, na mesma suíte em que se hospedaram daquela primeira vez. Difícil é listar os motivos que tornam o destino tão especial. “As belezas do lugar, a calmaria da cidade, a hospitalidade dos que recebem a gente e principalmente ser um paraíso de belezas naturais”, enumera Malu, que também destaca a comodidade e facilidade de acesso ao centro a pé. 

E não são apenas os novos casais que sentem o coração bater mais forte por aquelas bandas. Com 43 anos de casados, Márcia e Antônio de Carvalho também elegem Cumuruxatiba como o lugar ideal para abrir um parêntese na rotina. “É maravilhoso para ficar junto, conversar, fazer coisas que a gente não consegue fazer no dia a dia porque trabalhamos muito”, ela nos conta. Na última viagem, a gastronomia ganhou destaque na programação do casal, que fez questão de bater ponto em restaurantes, hamburguerias e sorveterias da vila. De quebra, Márcia, que é ceramista, ainda teve a oportunidade de conhecer a riqueza do trabalho artesanal de artistas locais que se dedicam à mesma atividade.

Depois de algumas idas e vindas do Rio de Janeiro, a publicitária Carina Moreira decidiu apostar ainda mais alto. Junto com a noiva, a UX Writer Ianka Santos, escolheu Cumuruxatiba para casar, trabalhar e viver em família, incluindo os pets Crispy e Cajuína. Além de ser um lugar paradisíaco, a receptividade a casais LGBTQIA+ teve um peso importante na decisão das duas. “É um lugar super receptivo. Sentimos que nosso amor é respeitado, e isso faz toda a diferença. A energia de Cumuru acolhe, abraça e inspira”, garante Carina. Programado para o ano que vem, o casamento ainda está na fase dos preparativos, mas já ajuda a estimular outros casais a vislumbrarem este cenário para realizar sonhos.

Onde ficar e onde comer – Na vila de Cumuruxatiba não faltam opções de hospedagem e restaurantes para curtir momentos de aconchego com o par perfeito. Confira algumas sugestões: 

  • Casa Tuco (@casatuco) – Uma combinação de serviços de hotel com um clima caseiro, com cinco suítes exclusivas. Um dos diferenciais é o café da manhã com horário estendido, que convida a desacelerar e aproveitar o prazer do ócio. 
  • Nossa Casa (@nossacasa_cumuru) – Valoriza a privacidade em oito bangalôs que com ducha ao ar livre integrada à suíte. O estilo ao mesmo tempo rústico e acolhedor se revela também no bar e restaurante, que são abertos ao público.
  • Villa Cumuru (@villacumurupousada) – Com 11 suítes equipadas com camas super king e decoração minimalista, arrebata os corações também pelo paisagismo da área externa, ideal para ensaios fotográficos e celebrações.
  • Pousada É (@pousadae.cumuru) – Os apartamentos com vista para o mar são os primeiros a serem ocupados e os preferidos de quem está em clima de romance. O clima aconchegante também é marca do restaurante, que é aberto ao público.
  • Pousada Sol de Verão (@pousadasoldeveraoba) – Localizada perto da praia, é ideal para quem procura aconchego com simplicidade e quer estar perto de todas as atrações da vila.
  • Urucum (@urucum.xatiba) – Além dos drinques inventivos do bar de coquetelaria, o restaurante é ideal para quem quer procura um cardápio de alta gastronomia contemporânea. 
  • Hermes (@restaurantedohermes) – Um dos mais antigos restaurantes de Cumuruxatiba é conhecido pelo cardápio variado. A localização à beira-mar é um atrativo à parte, além da lojinha de pimentas artesanais.
  • Sr. Fumaça (@sr.fumacacumuru) – A casa é especializada em hambúrgueres defumados, massas, pratos executivos e gelatos. Uma roda de choro anima as noites de segunda-feira. 

Raízes Empório Café (@raizesemporiocafe) – A comida artesanal com inspiração italiana é a marca registrada do lugar, que acolhe o público em um ambiente aconchegante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *