EM BAIXIO, HOTEL PONTA DE INHAMBUPE TRANSFORMA CAFÉ DA MANHÃ EM IMERSÃO SENSORIAL NA ESSÊNCIA DA BAHIA

Crédito das fotos: divulgação

Com filosofia slow living, curadoria de ingredientes locais e a natureza como cenário, experiência matinal se torna pilar da hospitalidade no destino 

Em Baixio, um refúgio de bem-estar na Costa dos Coqueiros onde a natureza exuberante sintoniza o viajante com uma frequência de serenidade, uma experiência redefine o início do dia. É nesse cenário que o Hotel Boutique Spa Ponta de Inhambupe, de propriedade do Grupo Prima e gerenciado pela Slaviero Hotéis, revela um de seus segredos mais encantadores: um café da manhã concebido para ser sentido, não apenas servido. A proposta transforma a primeira refeição do dia em um pilar estratégico da hospitalidade, combinando gastronomia artesanal, conexão com a cultura local e uma imersão completa no ambiente.

Inspirado no conceito de slow living, o café da manhã do hotel é uma celebração diária ao bem-viver. É servido no restaurante Cambuí, onde o ambiente se abre para uma charmosa varanda com vista para a piscina, os coqueirais e o mar de Baixio. A arquitetura privilegia materiais naturais e a ventilação constante, fazendo com que a brisa e o som dos pássaros sejam parte integrante da atmosfera. A trilha sonora principal é a própria natureza, complementada por uma seleção musical suave que harmoniza com o ambiente.

Decorado com louças que realçam as cores e texturas dos alimentos, a apresentação valoriza a estética e o artesanato local, tornando a experiência sensorial completa: o aroma do café passado na hora se mistura ao perfume dos pães assando e das flores frescas nas mesas. O serviço, atento e discreto, reflete a hospitalidade primorosa do hotel, que já se manifesta na chegada com o ritual do “Oshibori” – toalhas frias aromatizadas – e do coco fresco.

A curadoria gastronômica é o coração da experiência. O cardápio respeita as tradições baianas, valoriza o frescor e a origem de cada ingrediente. Pães de fermentação natural feitos na casa, tapiocas preparadas na hora, bolos caseiros, cuscuz com queijo coalho e sucos funcionais com frutas nativas da Bahia são alguns dos destaques. “Uma parcela significativa dos ingredientes, como frutas, queijos artesanais e pescados, vem de pequenos produtores da região de Baixio, fortalecendo a economia local e garantindo um sabor autêntico. Essa é uma das premissas da companhia”, afirma o diretor executivo do Grupo Prima, Luciano Lopes, que completa: “nosso objetivo é criar uma memória afetiva, um momento que sintetize a frequência local. Nosso café da manhã é o primeiro capítulo da história que Baixio conta a cada visitante. Oferecemos um encontro matinal com os sabores, aromas e a essência deste lugar único. É o nosso ‘bom dia’ ao mundo, traduzido em uma experiência que nutre o corpo e a alma”, explica o executivo.

Esta experiência gastronômica está perfeitamente inserida no cenário de Baixio, um refúgio de bem-estar com mar de águas mornas, lagoas de águas cristalinas, dunas de areia branca, amplo manguezal e singular restinga, que oferece mais do que um roteiro turístico: é um estado de espírito.

A proposta do hotel reflete o espírito do próprio destino, que aposta em um turismo consciente. “É uma narrativa de reconexão entre simplicidade, autenticidade e respeito ao tempo da natureza. Por isso, Baixio é mais que um roteiro turístico: é um estado de espírito, que se revela diferenciado desde o primeiro momento do dia”, completa Antonio Barretto Junior, diretor do destino Baixio no Grupo Prima. 

Sobre o Grupo Prima

O Grupo Prima, estabelecido em 2005 em Salvador, Bahia, é reconhecido pelas incorporações de tecnologia, sustentabilidade, sofisticação e luxo, como o Hotel Fasano Salvador, na Praça Castro Alves, inaugurado em dezembro de 2018; e projetos emblemáticos como o Residencial Horto Barcelona, o Horto Parque Barcelona e o Sublime Horto House, no Horto Florestal; o Torre Barcelona, no Corredor da Vitória; o Morro Ipiranga Residence, na Barra, e o Villaggio Jardins, no Cidade Jardim. Estão previstos dois lançamentos na capital baiana e dois no Rio de Janeiro.

O Grupo Prima conquistou reconhecimentos importantes: o Prêmio ADEMI-BA de Empresa Revelação em 2019; a Comenda 2 de Julho para o CEO Rubén Escartín; o Prêmio ADEMI-BA de Empresa do Ano 2023; o Prêmio Master Imobiliário 2023 na categoria “Empreendimento/Retrofit”, com o case “Retrofit Edifício A Tarde”, e o Prêmio Internacional de Arquitetura TILES Brasil 2023, pelo projeto Horto Parque Barcelona. Além do selo GBC Platinum, certificação de alto nível concedida a edifícios ou projetos que atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade, pelo empreendimento Sublime Horto House, em Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *