A Università del Caffè da illy celebra 25 anos

Com 23 unidades em todo o mundo, já formou mais de 350.000 pessoas desde 1999 promovendo a excelência do café

Trieste, 9 de setembro de 2024 – A illycaffè comemora com orgulho o 25º aniversário da sua Università del Caffè, um centro global de excelência dedicado a promover a cultura do café de qualidade em todo o mundo. Fundada em 1999, a Università del Caffè tem estado na vanguarda da formação de produtores de café, profissionais da hotelaria e entusiastas, com um alcance que abrange atualmente 23 países, incluindo a sede em Trieste.  

Desde a sua criação, a Università del Caffè formou mais de 350.000 pessoas, incluindo produtores de café, baristas, profissionais da restauração e amantes de café. A missão da instituição é melhorar e elevar todos os aspectos da cadeia de fornecimento de café, desde o cultivo até à xícara. Este compromisso reflete-se nos seus sólidos programas educativos, ministrados por um corpo docente de 50 instrutores altamente qualificados e certificados pela ACS Italia, um órgão de certificação de competências que atesta o nível de conhecimento e capacidade na formação.  

“A formação é uma alavanca estratégica para o sucesso de uma empresa, de um setor e para o desenvolvimento das pessoas”, disse Cristina Scocchia, CEO da illycaffè. “Também incorpora paixão, curiosidade e um desejo de expandir e aprofundar o conhecimento. A Università del Caffè é um exemplo de  como uma cultura de qualidade e sustentabilidade pode ser transmitida através de uma educação inovadora e envolvente.”  

Com filiais em diferentes continentes, a Università del Caffè oferece uma gama diversificada de cursos adaptados às necessidades locais, mantendo um padrão global de excelência. Esta presença internacional garante que o conhecimento especializado seja acessível a um público amplo, permitindo uma compreensão diferenciada das culturas e práticas regionais no café.  

Os cursos são estruturados para atender aos vários interessados na cadeia produtiva do café:   ·        

Para os produtores de café: A Università del Caffè oferece formação aprofundada sobre as mais recentes técnicas agronômicas, adaptadas às condições específicas das diversas regiões de cultivo. Isto ajuda os agricultores a otimizar a sua produção e a manter padrões de alta qualidade.   ·        

Para profissionais do setor hoteleiro: Baristas, restauradores e outros trabalhadores do ramo da hotelaria recebem formação especializada na preparação do café, bem como conhecimentos sobre gestão empresarial eficaz e estratégias de marketing para melhorar as suas operações.   ·        

Para os entusiastas do café: A Università del Caffè oferece sessões de degustação e cursos informativos destinados a aprofundar a apreciação do café. Os participantes aprendem a reconhecer os sabores e aromas únicos dos cafés de todo o mundo, promovendo uma maior compreensão do café como uma arte e uma ciência. Ao celebrar este marco, a Università del Caffè continua empenhada em cumprir a sua missão de difundir a cultura do café de qualidade e de assegurar que todos na comunidade cafeeira, do produtor ao consumidor, possam se beneficiar da sua riqueza de conhecimentos e competências.

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *