Beto Pimentel é homenageado em evento com menu assinado por chefs renomados

Ação foi realizada pelo Instituto Capim Santo em parceria com a UNIFACS pelos 80 anos de Beto, chef reconhecido pelo uso de ingredientes locais
Crédito: Divulgação

Para celebrar os 80 anos de Beto Pimentel, um dos maiores chefs de cozinha da Bahia, a chef Morena Leite, em parceria com a Universidade Salvador (UNIFACS), realizaram, nessa terça-feira (30), um jantar especial para convidados, no auditório do Campus Paralela.  

Para a data especial, foram convocados os renomados chefs brasileiros Caco Marinho, Dante Bassi, Dadá, Edinho Engel, Fabrício Lemos, Kafe, Lisiane Arouca, Marcelo Fugita, Tereza Paim, Thiago Sá e Vini Figueira. O menu contou com delícias regionais, como acarajé, caldinho de Moamba, peixe com banana da terra, pirão de caranguejo e farofa de beiju, ravióli de vatapá, língua de boi, entre outras especialidades.  

“Estou feliz por ter juntado um time renomado de chefs, acadêmicos, parceiros e admiradores de Beto Pimentel, um dos maiores gênios da gastronomia tropical do Brasil! Beto é um dos meus ídolos, assim como de muitos chefs baianos, e nada mais justo do que homenagear um nome que tanto contribui para a gastronomia brasileira”, pontua Morena Leite, uma das organizadoras do evento.   

Para Rosa Moraes, embaixadora de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação, da qual a UNIFACS é integrante, “foi uma honra sediar na Universidade um evento tão importante como esse”.   De acordo com a coordenadora do Curso de Gastronomia da UNIFACS, Luísa Talento, “esse momento marca o cenário da gastronomia baiana”. Ela diz que o evento contou com a participação de professores e estudantes de Gastronomia, que deram apoio aos chefs.


Crédito: Divulgação

Sobre Beto Pimentel  Beto Pimentel é o criador do Paraíso Tropical, o único restaurante brasileiro premiado pela Commanderie des Cordons Bleus de France, renomada comissão de culinária francesa, que defende a proteção da cultura alimentar local. A culinária do chef eleva o nome da Bahia no mundo a partir do uso inovador de frutas, ervas e ingredientes locais da Mata Atlântica, bioma de Salvador.    

Sobre a UNIFACS   Fundada em 1972, a UNIFACS é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição oferta formação em todas as áreas do conhecimento. A universidade tem mais de 50 anos de investimentos constantes em educação e atenção às demandas sociais, na Bahia. Uma das principais instituições de ensino superior no Nordeste, também tem mais de 15 anos de atuação em Feira de Santana. A UNIFACS também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do estado. São mais de cinco décadas de muitas realizações e a universidade acredita que, nas próximas décadas, é possível fazer muito mais na Bahia e com a Bahia.   

Sobre o Instituto Capim Santo   Criada em 2010 pela chef Morena Leite, o Instituto Capim Santo é uma organização não governamental que promove a democratização da gastronomia como ferramenta para gerar empoderamento e mobilidade social para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Trancoso e Itacaré, com dois grandes projetos, Cozinha do Amanhã e Amor que Nutre, a organização já formou mais de 2.700 alunos na área da gastronomia social e sustentável, que considera a identidade brasileira na gastronomia, o valor nutricional dos alimentos, o combate ao desperdício, o diálogo com pequenos produtores, entre outros pilares. Também atua em rede com ONGs parcerias para mitigar a fome, onde já distribuiu mais de 400 mil marmitas.   “A nossa fome é de contribuir para que todos os seres humanos tenham uma oportunidade para se desenvolver como cidadãos inteiros e independentes” Para saber mais, acesse www.institutocapimsanto.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *