Fevereiro chega e traz o Carnaval para Aruba

Quase um mês de celebração e uma agenda repleta de desfiles tomam conta da ilha mais feliz do Caribe

Oranjestad, Aruba. janeiro de 2023 – Depois de dois anos fora da agenda, Aruba em 2023 dará as boas-vindas ao seu tradicional Carnaval.Assim como no Brasil, as festividades são repletas de cores, música e alegria, mas diferente daqui, a agenda oficial dura quase um mês.

Dentre o cronograma, os grandes desfiles de San Nicolás e Oranjestad são as celebrações mais importantes da temporada. Os participantes do desfile usam fantasias repletas de lantejoulas, penas e tem até carros alegóricos!

As atrações são para todos os gostos e idades. Durante o desfile infantil, por exemplo, os pequeninos fazem parte de produções profissionais organizadas e supervisionadas pelos pais, mas tudo muito lúdico, repleto de cores e brincadeiras. Já o Grande Desfile de Carnaval na segunda capital de Aruba, San Nicolás, começa com o “Jouvert Morning”, e combina festas do pijama e festas que vão até o amanhecer.

Outro muito famoso é o Grande Desfile de Carnaval de Oranjestad que acontece no dia seguinte, encerrando a maratona de desfiles. É o maior e mais longo de todos e conta com a presença do maior número de espectadores e participantes. A queima da meia-noite do Rei Momo é uma efígie em tamanho real do espírito do Carnaval de Aruba que marca oficialmente o fim da temporada.

As celebrações vão até o dia 22 de fevereiro e abaixo está a lista dos principais desfiles:

  • Fakkel Optocht ou o desfile de tochas.
  • Grande desfile de iluminação.
  • Desfile em Oranjestad e San Nicolás.
  • Desfile infantil do Carnaval Noord.
  • Festa do Pijama — J’ouvert Morning.
  • Eleição da rainha do carnaval.
  • Calypso e Soca Monarca.
  • Concurso Calypso e Road March.
  • Concurso da Grande Tumba.
  • Grande desfile de carnaval.
  • Queima de fogos do Rei Momo.

Música

Os sons que se ouvem durante o carnaval são uma parte fundamental da celebração, mas diferente aqui, os ritmos que se destacam são calypso, tumba antilhana, panelas de aço, reggae, soca, salsa latina e até um pouco de oom-pa-pa holandês.

Tumba é um tipo de música exclusivo de Aruba. Foi criado por escravos africanos e combinado com a música holandesa das Antilhas para criar um som único que agora é a identidade cultural de Aruba. Também há bandas no Carnaval que tocam um ritmo único chamado Aruban Asambeho, que combina música de salsa e calypso.

História

O carnaval nasceu em 1954, como uma série de pequenas festas de rua. O Tivoli Club, o clube social privado mais antigo de Aruba, foi o primeiro a realizar uma celebração pré-quaresma em Oranjestad em fevereiro de 1944. A vitória das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial foi celebrada em San Nicolás com um grande desfile composto, em grande parte, de imigrantes ingleses-caribenhos que vieram para Aruba para trabalhar na refinaria Lago Oil. As primeiras bandas marciais estrearam alguns anos depois, e alguns desfiles começaram a ser organizados aqui e ali.

Em 1955, vários clubes e distritos se reuniram para celebrar o primeiro carnaval público de Aruba, com a primeira rainha oficial do carnaval. O tradicional Grande Desfile começou a ser organizado em 1957. Em 11 de novembro de 1966 (11/11/1966), às 11h11, foi fundada a organização encarregada de organizar o carnaval, o Stitching Arubaanse Carnival. Todos os anos, a temporada de carnaval começa oficialmente neste exato momento. Desde 1981, a Tivoli produz o Festival das Luzes, uma cintilante extravagância noturna.

“Nos enche de alegria retomar o Carnaval de Aruba, uma festa imperdível, se as pessoas quiserem desfrutar de uma festa única e repleta de cultura, convidamos a todos a visitar a ilha durante a temporada de carnaval, lá eles vão curtir o espíritos brilhantes de nossa comunidade local em primeira mão. Depois de ver as fantasias e ouvir a música local, os visitantes entenderão porque Aruba é a ilha mais feliz do Caribe”, diz Jordan Schlipken, diretor da Autoridade de Turismo de Aruba para a América Latina.

Sobre Aruba

Aruba está localizada a 25 km da costa da América do Sul e está fora do cinturão de furacões, por isso oferece 360 ??dias de sol com temperatura média de 28 graus. 20% da ilha pertence ao Parque Nacional Arikok, uma área protegida com fauna e flora desérticas, grutas com pinturas rupestres e praias muito diferentes das encontradas na zona hoteleira. Como um dos destinos caribenhos mais visitados pelos latino-americanos, Aruba, uma ilha feliz, oferece praias imaculadas e limpas, diversas delícias culinárias e hotéis e villas premiados. Em 2022, o país conseguiu estar entre os destinos mais badalados de 2022, segundo o TripAdvisor. Aruba se caracteriza por ter o clima perfeito, pois oferece 360 ??dias de sol com temperatura média de 28 graus. Além disso, é uma ilha pensada para todos, para quem quer celebrar o amor, passar momentos felizes com os amigos ou partilhar com a família. Por outro lado, os arubanos são calorosos e hospitaleiros; a maioria deles fala pelo menos quatro idiomas, incluindo inglês e espanhol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *