illy é o café oficial da Feira de Arte SPARK de Viena

Viena, 19 de março de 2025 – illycaffè, a marca de café mundialmente conhecida pela sua qualidade sustentável e por sua ligação única com o mundo da arte contemporânea, é o café oficial da quarta edição da SPARK Art Fair Vienna, que reúne galerias e artistas internacionais, de 21 a 23 de março de 2025, no Marx Halle de Viena.

A beleza da arte e a excelência do blend único de café illy – do qual seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica – juntam-se para oferecer um momento de descontração aos visitantes, artistas e expositores no exclusivo bar de café illy, localizado no pavilhão principal, na sala VIP e nas áreas dos bastidores. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer a mais recente illy Art Collection, assinada pela artista síria Simone Fattal, pela artista iraniana Shirin Neshat, pela artista italiana Monica Bonvicini e pela artista de origem senegalesa Binta Diaw, de Milão. Cada artista utilizou a xícara illy como uma tela para refletir sobre questões culturais, ambientais e sociais importantes, compartilhando suas experiências como mulheres de diversas origens geográficas e sociais.

“Temos orgulho em apoiar pela primeira vez a SPARK Art Fair Vienna, uma feira dinâmica e inovadora que torna a arte contemporânea mais acessível, democrática e envolvente. Esta nova colaboração nos permite expressar mais uma vez a profunda conexão da illycaffè com o mundo da arte, um elemento fundamental da nossa cultura corporativa. Ao combinar a excelência do nosso café com a criatividade artística, pretendemos oferecer aos visitantes um momento único de prazer”, afirmou Cristina Scocchia, CEO da illycaffè.

Procurar, descobrir e valorizar o que é belo e novo são algumas das marcas registadas da cultura empresarial da illy. Para concretizar estes valores, a empresa italiana sediada em Trieste colabora com as principais feiras de arte contemporânea do mundo, incluindo a SPARK Art Fair, reconhecida pela sua abordagem democrática à arte contemporânea.

Para a illycaffè, a arte contemporânea acrescenta beleza ao gosto. A beleza que a illycaffè procura vem do antigo conceito grego de kalokagathìa, que combina kalòs (belo) e agathòs (bom) para criar um novo significado em que a beleza e o bem se tornam inseparáveis: um depende do outro.

As xícaras illy Art Collection são uma expressão tangível deste conceito. O projeto nasceu em 1992 e, através dele, a empresa transformou um objeto do quotidiano numa tela em branco, convidando artistas contemporâneos a expressarem a sua criatividade na xícara de café espresso que Matteo Thun desenhou para a illy. Ao longo dos anos, mais de uma centena de artistas de renome internacional trabalharam nesta tela, incluindo Michelangelo Pistoletto, Marina Abramovi?, Anish Kapoor, James Rosenquist, William Kentridge, Yoko Ono, Mona Hatoum, Robert Wilson, Ai Weiwei e mais…

Os amantes do café que degustam um espresso illy numa xícara desenhada por um artista combinam o sabor e o aroma do blend illy com uma experiência visual, estética e tátil completa, estabelecendo uma relação única com a arte contemporânea.

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *