
Empresários de diversos setores, gestores públicos e do patrimônio vão debater sobre Cultura, Gastronomia, Arquitetura, Indústria Criativa, Desenvolvimento Econômico e Incentivos fiscais – no contexto dos desafios e das oportunidades da restauração e da requalificação de edifícios históricos no Centro de Salvador.
Vão participar Mila Paes Scarton, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador; Bruno Tavares, Superintendente do IPHAN Bahia; Tânia Scofield Souza Almeida, Presidente da Fundação Mario Leal Ferreira; Antonio Mazzafera, CEO da Fera Investimentos; Wolney Unes, Diretor Técnico da Elysium Sociedade Cultural, e o arquiteto Marcelo Safadi.
Os incentivos fiscais, os programas de desenvolvimento territorial do Centro Histórico e cases de sucesso no Brasil e no mundo estão entre os principais temas, e os palestrantes estarão disponíveis para entrevistas. O evento vai acontecer no dia 11 de agosto, quinta-feira, às 15 horas, no Salão Chile do Palacete Tira-Chapéu.
“Com o Talk Tira-Chapéu, pretendemos dialogar sobre o compromisso empresarial e governamental diante das oportunidades culturais, gastronômicas e arquitetônicas do Centro Histórico. Vamos falar, sobretudo, do protagonismo das pessoas, do profissionalismo das empresas e das políticas públicas de incentivo”, destaca o arquiteto Marcelo Safadi, um dos organizadores do encontro.
O evento começa às 15 horas com a palestra Revitalização de edifícios históricos – a complexidade dos restauros e os novos usos, ministrada por Bruno Tavares e Wolney Unes.

Logo depois, às 16 horas, Antonio Mazzafera e Tânia Scofield falam sobre Os novos usos dos edifícios históricos – cases de sucesso.

Às 17 horas, terá início o debate com o tema Políticas Públicas e Incentivos para a revitalização do Centro Histórico de Salvador, com Mila Paes Scarton, Tânia Scofield Wolney Unes e moderação de Marcelo Safadi.

Além da transmissão ao vivo pelos canais do Palacete Tira-Chapéu no Youtube e nas redes sociais, o evento terá a participação de plateia de forma presencial.
Renovação no Centro Histórico de Salvador
O processo de revitalização do Centro Histórico de Salvador começou em 2013, quando foram realizadas diversas obras e projetos culturais na região. A partir deste momento, o Centro começou a se reestruturar como um polo de turismo, cultura e entretenimento, com a inauguração de restaurantes, bares, lojas e hotéis na região.
Neste contexto, o Programa de Incentivo à Restauração e Recuperação de Imóveis do Centro Antigo de Salvador – Revitalizar estimula a requalificação dos imóveis, trazendo novos empreendimentos, oportunidades e a circulação de pessoas para a região.
Já o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação – PIDI fomenta o desenvolvimento urbano e econômico, estimulando a recuperação e o uso de locais subutilizados, abandonados ou degradados, gerando trabalho, renda e incremento de receitas tributárias.
SERVIÇO: Talk Tira-Chapéu
Palestras e debates sobre cultura, gastronomia, indústria criativa e desenvolvimento econômico no contexto da revitalização do Centro Histórico
Data: 11/08, quinta-feira
Horário: 15 horas
Local: Palacete Tira-Chapéu, Esquina da Rua Chile com a Rua do Tira Chapéu, Centro
Histórico de Salvador.
Sobre a Elysium
A ELYSIUM Sociedade Cultural, entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 1989. Inicialmente, dedicou-se à cultura musical clássica, promovendo concertos, óperas, gravações e tournées de apresentações com músicos brasileiros e estrangeiros. Neste período, forneceu bolsas de estudos para aperfeiçoamento a diversos artistas brasileiros, além de cursos de história da arte. Atualmente, dedica-se ao patrimôniomaterial, com restauração e dinamização de edifícios e parques, em várias regiões do País.