EDP e Heineken® servem cerveja com energia solar no NOS Alive

Painéis solares e baterias instalados pela EDP aumentam o número de cervejas servidas com energia 100% limpa. O sistema de armazenamento de energia permitirá continuar utilizando eletricidade renovável à noite, durante o pico de consumo do festival

Nos dias 10, 11 e 12 de julho, a EDP volta a se unir à Heineken®, cerveja oficial do NOS Alive, para dar um novo impulso à energia renovável na 17ª edição do festival, que acontece no Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa. As cervejas serão servidas com a energia do sol. Este ano, a EDP Comercial vai instalar mais de 100 painéis solares nos principais espaços da marca Heineken® no evento — incluindo os Bares Heineken, o Bar Central e o Estande Heineken.

Também serão instaladas baterias que permitem armazenar o excedente de energia gerado durante o dia, garantindo que os bares continuem iluminados à noite com energia limpa. Com essa iniciativa, a expectativa é de servir cerveja com energia solar, durante o dia e à noite, ao longo dos três dias do evento, contribuindo para a redução da pegada de carbono. Nesta edição, serão instalados painéis solares bifaciais, com potência instalada de 70 kWp. Esses painéis, que captam energia solar pelos dois lados, utilizam uma tecnologia inovadora que permite um aproveitamento mais eficiente da energia. Quatro baterias para armazenamento de energia, com capacidades de 21 kWh e 14 kWh, também serão integradas.

Em média, a estimativa é que a solução proporcione uma autonomia superior a 50% em relação à rede elétrica convencional. Essa parceria tem como principal objetivo contribuir para a redução do impacto ambiental da Heineken® no festival, alinhada ao princípio defendido pela EDP de que a transição energética só será possível se aproveitarmos todos os espaços disponíveis para a instalação de pequenas usinas solares. Em 2024, a colaboração entre a EDP e a Heineken® já havia demonstrado resultados positivos: na ocasião, também foram instalados mais de 100 painéis solares nos espaços da marca, possibilitando que, no Bar Central Heineken®, 100% das cervejas servidas na pressão durante os três dias do festival fossem fornecidas exclusivamente por energia solar.

Como líder na transição energética, a EDP está comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que ajudem para o cumprimento das metas de descarbonização. Nesta parceria com a Heineken®, a empresa reafirma seu compromisso com um futuro mais verde, mais consciente e mais sustentável.

Sobre a EDP na América do Sul O grupo EDP está presente em quatro regiões: América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos e solares, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP é reconhecida como uma das empresas de energia elétrica mais sustentáveis do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul, a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2025, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *